montagem_clay2.jpg
Sue it App . Aplicativo para Legal Tech . UX and UI Design

Sue it é um aplicativo que promove acordo extra-judicais entre consumidores insatisfeitos e empresas. O aplicativo permite que o consumidor vá desde o registro da reclamação até a intermediação ágil de acordos extra-judiciais. Através de fotos, videos, prints de telas e mensagens trocadas com a empresa, o consumidor comprova sua queixa e os advogados dão andamento ao contato e tentativa de acordo com a empresa.

Desenvolvimento: Abacomm

Projeto

Desenvolvimento de um aplicativo  híbrido  para Android e IOS

...

Identidade Visual e Ilustrações

Ferramentas

Requerimentos

Entender e simplificar todo o processo necessário para cadastrar uma queixa e fornecer provas aos advogados

 

...

Considerar acessibilidade para níveis diferentes de alfabetização tecnológica.

...

 

Criar uma identidade para o aplicativo que passasse confiança e seriedade ao usuário.

Lucid Chart

...

Sketch

...

InVision
...

Adobe Illustrator

Minha Atuação

Desenho de Personas dos Usuários

...

 

Desenho de User Flows

 

...

Desenho de Wireframes de Baixa Fidelidade e Protótipos de Alta fidelidade para Testes

...

Design das Interfaces

...

 

Criação da Marca, Identidade Visual e Personagem

 

sueit_personas.png
Personas

Através de entrevistas com os clientes e pesquisas em sites de reclamações e atendimento ao consumidor, desenhei as personas para o aplicativo. Os clientes eram advogados e tinham vasta experiência em lidar com casos de desrespeito aos direitos do consumidor. Sua visão de expert ajudou a modelar os primeiros cenários para as personas. A pesquisa em sites de reclamações e atendimento ao consumidor ajudou a entender como se comporta o consumidor quando está frustrado com uma compra ou serviço. Como o perfil demográfico era muito vasto, focamos  nas sensações e frustrações do usuário com o problema que o levaria a baixar o aplicativo.

User Flows
sueit_userflow.png

Para determinar o melhor fluxo de navegação dos usuários no aplicativo, desenhei fluxos de UX para determinar as principais funcionalidade, entradas e interações dos usuários com o aplicativo. Os fluxos detalhavam todos os passos necessários para que o usuário fosse da reclamação até o fechamento do acordo extra-judicial oferecendo uma visão geral do escopo do projeto.  Isto ajudou a identificar onde estariam os maiores obstáculos para o usuário dentro do aplicativo e planejar as interfaces de acordo.

Wireframes

Com base nas pesquisas preliminares, personas e user flows, realizei diversas iterações junto aos clientes e ao time de desenvolvimento para desenhar os wireframes da solução. Começei com Wireframes de Baixa Fidelidade para validar o fluxo de telas, campos de dados e informações do aplicativo. Já com os wireframes de baixa fidelidade, fizemos versões navegáveis para já testar a usabilidade da proposta de interface.

sueit_wireframes.jpg
bg_sueit_personagem.jpg
bg_sueit3.jpg
Exemplos de Navegação no Aplicativo