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Sue.it App | Aplicativo para Legal Tech

Sue it é um aplicativo que promove acordo extra-judicais entre consumidores insatisfeitos e empresas. O aplicativo permite que o consumidor vá desde o registro da reclamação até a intermediação ágil de acordos extra-judiciais. Através de fotos, videos, prints de telas e mensagens trocadas com a empresa, o consumidor comprova sua queixa e os advogados dão andamento ao contato e tentativa de acordo com a empresa.

Desenvolvimento: Abacomm

Meu papel e responsabilidades:

UX Designer | UI Designer


  • Desenho dos fluxos de UX


  • Criação de wireframes, layouts e protótipos de alta fidelidade


  • Desk research,  Entrevistas

O Problema

Muitos brasileiros não sabem, mas violações do direito do consumidor podem ser tratados de forma extra-judicial. Neste formato a solução é mais rápida e melhor para a empresa e para o consumidor. A maioria das grandes empresas tem departamentos para lidar com isso. E se a partir de um aplicativo, a maioria da população tivesse acesso a um advogado que pudesse fazer o trabalho de entrar em contato com a empresa e fechar um acordo rapidamente?

O Objetivo

Criar um aplicativo "law tech" que tivesse um fluxo simples de cadastro e envio de "provas". Este era um produto que encontraria um usuário já nervoso e frustrado. Era importante criar uma experiência que desse conta do lado emocional - a frustração - e o lado prático da questão  - o envio das evidências da violação dos direitos de consumidor.

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Personas

Através de entrevistas com os clientes e pesquisas em sites de reclamações e atendimento ao consumidor, desenhei as personas para o aplicativo. Os clientes eram advogados e tinham vasta experiência em lidar com casos de desrespeito aos direitos do consumidor. Sua visão de expert ajudou a modelar os primeiros cenários para as personas. A pesquisa em sites de reclamações e atendimento ao consumidor ajudou a entender como se comporta o consumidor quando está frustrado com uma compra ou serviço. Como o perfil demográfico era muito vasto, focamos  nas sensações e frustrações do usuário com o problema que o levaria a baixar o aplicativo.

User Flows
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Para determinar o melhor fluxo de navegação dos usuários no aplicativo, desenhei fluxos de UX para determinar as principais funcionalidade, entradas e interações dos usuários com o aplicativo. Os fluxos detalhavam todos os passos necessários para que o usuário fosse da reclamação até o fechamento do acordo extra-judicial oferecendo uma visão geral do escopo do projeto.  Isto ajudou a identificar onde estariam os maiores obstáculos para o usuário dentro do aplicativo e planejar as interfaces de acordo.

Wireframes

Com base nas pesquisas preliminares, personas e user flows, realizei diversas iterações junto aos clientes e ao time de desenvolvimento para desenhar os wireframes da solução. Começei com Wireframes de Baixa Fidelidade para validar o fluxo de telas, campos de dados e informações do aplicativo. Já com os wireframes de baixa fidelidade, fizemos versões navegáveis para já testar a usabilidade da proposta de interface.

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